Fotos Patrícia Góis e Fotop Portugal.
Realizou-se a última etapa do Circuito Nacional de SwimRun, evento este que decorreu no passado domingo, 19 de outubro e contou com o maior número de inscritos de sempre, superando as edições anteriores.
Estiveram em competição atletas provenientes de vários pontos do país, que disputaram as três distâncias — standard, sprint e super-sprint.
Na prova Standard, Nerea Castro, de Espanha e Bruno Freitas, de Portugal sagraram-se vencedores, garantindo o lugar mais alto do pódio. Em segundo lugar, do Reino Unido, Tamsin Evans e de Espanha, Manuel Fiel. A completar o pódio, Isabel Silva e Celso Guerra, ambos atletas de Portugal.
Focando-se apenas nos atletas regionais, que conquistaram pontos para o ranking regional absoluto de SwimRun, Bruno Freitas, do Ludens Machico - Hospital Particular da Madeira, vencedor à geral, e Isabel Silva, da AD Galomar, terceira à geral, são os Campeões Regionais de SwimRun 2025. Em segundo e terceiro lugar do ranking regional ficaram Diogo Freitas, do Ludens Machico - Hospital Particular da Madeira e Marco Teixeira, do Grupo Desportivo Corticeiras/G-CET.
Nas duplas, na prova Standard, no setor feminino, a dupla francesa Clothilde Smeekens e Anouchka Mailleux alcançou o primeiro lugar. Nos masculinos, a equipa da casa, Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira, formada por Duarte Martins e André Ferreira, sagrou-se vencedora, seguida pela dupla espanhola Alberto Portas e Manuel Álvarez, que ficou em segundo lugar.
Já nas duplas mistas, a dupla francesa Aurelien Batut e Vanessa Amar alcançou o primeiro lugar do pódio. Em segundo lugar classificou-se a equipa portuguesa do Grupo Desportivo Corticeiras/G-CET, formada por João Sousa e Vânia Rodrigues. A completar o pódio, ficaram os atletas russos Arseniy Petrin e Victoria Vyakhoreva.
Na distância Sprint, os vencedores foram a portuguesa Cláudia Lopes e Óscar Góis, do Grupo Desportivo Corticeiras/G-CET, que se sagrou Campeão Regional de Cadetes de SwimRun 2025. Em segundo lugar classificaram-se Angelika Nimmesgern, também do Grupo Desportivo Corticeiras/G-CET mas de nacionalidade alemã, e Rodrigo Espírito Santo, do Centro Ciclista Azeitonense. A completar o pódio ficaram Natalie Rapp, da Alemanha, e João Magalhães, de Portugal.
Em duplas, nesta distância, apenas participação de atletas portugueses, de clubes regionais, sendo que Margarida Góis e Sandra Góis venceram nas duplas femininas e em segundo lugar ficaram Catarina Luís e Isabel Luz. Nas equipas masculinas, venceram Tony Serrão e Carlos Moreia e em segundo lugar José Navarro e Fábio Barros.
A fechar o evento, na distância Super-Sprint, o jovem atleta do Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira sagrou-se Campeão Regional Juvenil de SwimRun 2025, ao ser o grande vencedor da prova mais curta. Em segundo lugar classificou-se Aurélio Góis, do Grupo Desportivo Corticeiras/G-CET, e em terceiro lugar ficou Duarte Rodrigues, também do Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira.
A participação individual na prova Standard de triatletas regionais permitiu a atribuição de pontos para o Campeonato Regional de Clubes. Assim, considerando a participação e a classificação dos atletas, o Grupo Desportivo Corticeiras/G-CET sagrou-se Campeão Regional de Clubes de SwimRun 2025.
A ARTM e a Associação de SwimRun de Portugal, como entidades organizadoras, agradecem o apoio das várias entidades públicas que contribuíram ativamente para a realização da prova deste fim de semana, em especial à Câmara Municipal de Machico, AMDpt, SER – DRD.
A organização contou igualmente com o apoio da Auto Zapecar, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico, Monumental Lido Medical Center, AMPES - Associação Madeirense Promotora de Eventos Seguros, Empresa de Cervejas da Madeira – Águas Atlântida e Gesba – Banana da Madeira.
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui


