Portal Municipal de Machico

ir para conteudo

Biblioteca oferece aos leitores um espaço agradável com diversos serviços à sua disposição, por isso seja criança, jovem ou adulto, poderá visitar e desfrutar de uma vasta opção de livros e de recursos!

Atualmente com instalações no edifício Fórum Machico, a Biblioteca Municipal de Machico tem um espaço digno ao serviço de toda a comunidade, essencial para a melhoria de qualidade de vida e nível cultural da população machiquense.

Requisição de livros online
Informação do leitor

História

No ano de 1964, o Sr. Tenente-Coronel João Carlos de Sousa, então Presidente desta Câmara Municipal de Machico, manifestou o interesse em difundir a cultura com a instalação de uma biblioteca municipal. O assunto foi apresentado ao Diretor da Fundação Calouste Gulbenkian, que logo “prometeu enviar todos os esforços no sentido de nesta Vila vir a ser instalada a pretendida biblioteca, deste que pela Câmara fosse assumida a responsabilidade do financiamento de uma sala e funcionários para assumir a direção da mesma”.

Com o apoio dado pela fundação, tanto nos livros como em todo o mobiliário, o Sr. Presidente propôs que fosse criada em Machico a instalação, que foi concretizada nos Paços do Concelho, 1º andar, no salão onde funcionavam os Serviços Sociais do Instituto de Assistência à Família. Na impossibilidade da Câmara Municipal de Machico disponibilizar um funcionário do quadro do pessoal para desempenhar as funções na biblioteca, uma munícipe de Machico, D. Carolina da Conceição de Ornelas Afonso, oferece os seus préstimos sem qualquer remuneração para assumir o cargo de encarregada da Biblioteca.

A 14 de Setembro de 1964 é inaugurada a Biblioteca Municipal Fixa nº 74 Calouste Gulbenkian, na sala onde atualmente funcionam os gabinetes da vereação. Apenas funcionava às terças e às quintas-feiras, certamente devido ao escasso movimento.

Anos passados a biblioteca sentiu-se limitada para responder às necessidades dos leitores, e no sentido de melhor servir os utentes é transferida para a ala esquerda, a no rés-do-chão do edifício da câmara.

Em 1998, a biblioteca volta a mudar de casa, desta vez para um espaço arrendado na Rua José Conselheiro Ribeiro da Cunha.

Desde o dia 03 de Março de 2008 a Biblioteca Municipal de Machico tem o seu espaço no edifício do Fórum Machico.

biblioteca-municipal-de-machico

Contactos

  • Morada: Edifício Fórum Machico, 1ºandar, Rua do Ribeirinho | 9200-102 Machico
  • Telefone: 291 969 997
  • Horário: 09:00 – 18:00
  • Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Facebook: consultar

Machico Informa

Camara_Municipal_de_Machico

Machico Informa

Camara_Municipal_de_Machico