Portal Municipal de Machico

ir para conteudo

O concelho de Machico traz consigo um legado cultural que o torna num Concelho de referência a nível regional.

Muitos dos eventos fazem já parte da agenda pessoal de muitas famílias na Região Autónoma da Madeira assim como animam o plano de atividades de milhares de turistas que visitam a Ilha ano após ano.

A nível religioso tem na Festa de Nossa Senhora da Piedade na freguesia do Caniçal e na Festa do Senhor dos Milagres na freguesia de Machico, duas das principais iniciativas religiosas da Madeira.

O festival gastronómico mais antigo da ilha da Madeira acontece na freguesia de Machico, sendo a Semana Gastronómica de Machico um dos eventos mais participativos da especialidade. A Câmara Municipal de Machico enquanto promotora do evento, tem vindo a apostar e a reforçar nos últimos anos o festival gastronómico ao nível do conforto e bem-estar necessários a todos os que visitam e participam no evento, contando a iniciativa com mais de 30 edições na sua história.

O Mercado Quinhentista tornou-se num dos mais conceituados eventos medievais do Arquipélago da Madeira, retratando com uma elevada organização a história da Madeira e a importância da baía de Machico, local onde atracaram os primeiros navios portugueses através de João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira. O evento recebeu já a Medalha de Ouro de Mérito Turístico pelo contributo prestado ao sector do turismo na Região Autónoma da Madeira.

O Centro Histórico de Machico (CHM) e os seus equipamentos mantêm a história viva e retratam a variedade tipológica de todo o seu conjunto arquitetónico onde consta a arquitetura militar, religiosa e civil erudita.

Por toda a história, tradição e legado que o concelho de Machico representa no panorama cultural da ilha da Madeira, a Câmara Municipal de Machico por intermédio do atual Executivo, tem vindo a apostar na melhoria dos eventos locais, criando condições que permitem que os mesmos perdurem no tempo e que a população local e regional continue a se identificar e a criar laços de ligação ano após ano.

A criação de novos eventos culturais nos últimos anos, como são os casos das Sopas com História, do Festival do Atum, do Gaiado e do Marisco, as noites culturais diversificadas com espetáculos de artes performativas e a recuperação e investimento nos equipamentos culturais do concelho como acontece com o Solar do Ribeirinho - Núcleo Museológico de Machico, tornam a área da cultura numa área imprescindível nos serviços municipais prestados à população local e regional.

Machico Informa

Camara_Municipal_de_Machico