O Município de Machico tem vindo a investir na forma como informa e interage com os munícipes, modernizando as interfaces de comunicação digital e tornando a informação mais acessível a todos.
A presença na internet da Câmara Municipal de Machico tem vindo a ser construída de forma progressiva e criteriosa de modo a que todos os pormenores de usabilidade e navegabilidade sejam minuciosamente considerados no universo digital da governação local de Machico.
É assim essencial que a Câmara Municipal tenha como referência os principais índices de avaliação da performance municipal a nível nacional, estando a presença na internet associada ao índice IPIC.
IPIC - Índice de Presença na Internet
O Índice de Presença na Internet é um dos principais indicadores que permite avaliar o contexto de proximidade digital entre a atividade municipal e os cidadãos, empresas e a governação local.
A definição dos pressupostos da Presença no Internet tem por base o trabalho bianual realizado e publicado pela Gávea – Observatório da Sociedade da Informação da Universidade do Minho, assente no seguimento da resolução do Conselho de Ministros n.º 22/2001, de 27 de fevereiro, materializado na publicação de relatórios periódicos de um dos mais importantes índices de performance municipal, designado por IPIC - Índice de Presença na Internet das Câmara Municipais.
O desafio e o trabalho que a Autarquia está a desenvolver na comunicação e informação digital é progressivo e pretende melhorar sempre que possível os pressupostos que corporizam o índice IPIC, designadamente as quatro dimensões que avaliam a performance municipal ao nível das ferramentas digitais:
Tipo e Atualização
- Informação da autarquia;
- Informação do município;
- Informação de gestão da autarquia;
- Informação sobre os serviços Municipais;
- Instrumentos de gestão territorial;
- Datas da realização de reuniões da Câmara;
- Outra informação.
Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização
- Conformidade com browsers;
- Indexação nos motores de busca;
- Tempo de carregamento da página principal;
- Acesso a partir de canais móveis;
- Mapa do site;
- Links na página principal;
- Links nas restantes páginas;
- Qualidade de motor de busca interno;
- Conformidade com níveis W3C;
- Símbolo de acessibilidade na página principal;
- Conteúdos multimédia;
- Sofisticação tecnológica;
- Línguas utilizadas.
Serviços on-line
- Serviços ao cidadão;
- Serviço de autenticação;
- Tempo de resposta aos emails submetidos.
Participação
- Canais de contacto para esclarecimento de dúvidas e envio de comentários e sugestões;
- Espaços Web 1.0 para discussão e auscultação de opinião;
- Presença nas redes sociais;
- Transparência e Dados Abertos;
- Contexto específico de participação: Espaço para participação de ocorrências ou outras participações;
- Contexto específico de participação: Orçamento participativo;
- Contexto específico de participação: Processo de revisão de PDM;
- Informação acerca de processos participativos a decorrer ou que decorreram na Câmara