Portal Municipal de Machico

ir para conteudo

O porto comercial do Caniçal é o principal responsável pela entrada de grande parte da mercadoria alimentar, material industrial e de necessidades gerais da Ilha da Madeira.

Situado na zona contígua à Zona Franca da Madeira, é igualmente um ponto de apoio aos armadores, muitos deles naturais da própria freguesia do Caniçal.

O Porto comercial do Caniçal recebe navios comerciais de carga geral, de contentores, de cimento e asfalto, combustíveis líquidos e gás, cereais e de embarcações de pesca.

O Porto comercial do Caniçal é gerido pela APRAM - Portos da Madeira e dispõe de 4 cais de apoio ao descarregamento dos diversos materiais.

Porto de Recreio e Marinas

Porto de Recreio de Machico

porto-comercial-e-marinas

Na baía da cidade de Machico, está localizado o porto de abrigo de Machico, que permite abrigar embarcações de pequena e média dimensões.

Junto ao Porto encontra-se uma agradável promenade na qual se encontram diversas infraestruturas de entretenimento e lazer.

Com capacidade para embarcações de pequena e média dimensões com limite de doze toneladas, o posto de acostagem poderá ser requerido à Câmara Municipal de Machico através do preenchimento de requerimento próprio, para o efeito sendo necessária a prévia autorização municipal.

Requerimento (brevemente)

Marina da Quinta do Lorde

porto-comercial-e-marinas

A Marina da Quinta do Lorde encontra-se localizada no extremo sul a oeste da ilha da Madeira, a 4 km da vila piscatória do Caniçal, e a 10 km da cidade de Machico.

Esta infraestrutura de iniciativa privada, apresenta 264 postos de acostagem com capacidade para receber embarcações dos 6 metros aos 25 metros, pode ainda receber embarcações até 45 metros (Mega Yachts) no cais de visitantes.

A marina é constituída por um molhe quebra mar com 315 metros de comprimento e um contra molhe com 40 metros de comprimento, onde se localizam o cais de espera, o edifício de receção e a rampa de varagem com 10 metros de largura.

Os serviços prestados na marina são:

• Fornecimento de combustível;
  • Fornecimento de água e energia em todos os pontões;
  • Fornecimento de material de apoio diverso (cabos, defensas, garrafas de gás, etc);
  • Recolha de águas negras com Pump-Out;
  • Sanitários e Balneários;