Portal Municipal de Machico

ir para conteudo

Baía de Machico com percurso de treino competitivo

Nos dias que correm, o exercício físico assume cada vez mais um papel relevante nas funções cognitivas e na regulação das emoções.

Nos tempos difíceis que atravessamos, devido à pandemia Covid-19, a prática do exercício físico coletivo é totalmente desaconselhada, devendo sempre ser realizado individualmente.

Quer em casa, quer ao ar livre (o chamado “green exercise”), ou nos ginásios e health clubs que já adotaram as medidas de segurança necessárias exigidas pelas autoridades de saúde, é determinante que a população reinicie a prática de exercício físico nas suas rotinas diárias, quer por motivos de saúde, ou até mesmo por questões emocionais.

De modo a incentivar a população a voltar a praticar exercício, a Câmara Municipal de Machico, através do Gabinete de Desporto, planificou dois percursos de treino ao longo da Baía de Machico que já se encontram devidamente sinalizados e disponíveis a toda a população.

Esta criação visa dotar toda a população que livremente percorre a promenade de mais e melhor informação para se exercitar de forma livre, mas sempre com o sentido de responsabilidade para com a sua saúde.

Nos painéis colocados no início de cada percurso, podemos encontrar várias informações e recomendações pertinentes para iniciar a prática do seu exercício físico, bem como os contactos para situações de emergência e algumas alusões ao que pode encontrar e visualizar ao longo do percurso e ainda, através de um QR Code, é possível aceder à aplicação “Strava”, uma plataforma desportiva digital internacional.

Com um dispositivo móvel, como por exemplo o telemóvel, poderá ler o QR Code que o irá direcionar para o percurso na plataforma e em seguida clicar na estrela para seguir. Com esta ferramenta, as pessoas que diariamente usufruem da promenade de Machico para a prática do exercício fisco podem assim assumir desafios, que ficam sempre registados na aplicação e se tornam competitivos na medida em que o objetivo é superar os tempos alcançados. É criado também uma tabela que estabelece um ranking dos melhores tempos.

Descrição do Projeto

Foram criados, e posteriormente colocados, dois placares no início de cada percurso, bem como sinalética de início e fim de prova. No ponto oposto foi igualmente colocado uma sinalética de retorno.

Cada placar é composto por várias informações, desde a distância, tempo aproximado de execução, procedimentos a adotar no início e fim da realização do exercício, entre outras.

Ao longo do percurso, de 100 em 100 metros foram ainda colocadas pequenas tabelas de indicação da distância para que os caminhantes possam estar a par das distâncias que já cumpriram.

sinaletica_ao_longo_do_percurs

Percurso 1: Farol de São Roque

qrc

Percurso 2: São João Batista

qrc2