Ferramentas de acessibilidade

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Portal Municipal de Machico

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Identidade Institucional.

Logótipo | identidade e coerência

A garantia da aplicação correta da identidade da Câmara Municipal de Machico (CMM) é o objetivo do conjunto de regras e recomendações deste manual.

Este documento descreve o logótipo, as cores, o tipo de letra e o estilo gráfico com que deve ser comunicada. Seguir as linhas de orientação definidas neste documento é contribuir para projetar a nossa imagem de forma clara e consistente. Para que todo o projeto visual da CMM seja coerente e eficaz é fundamental que a identidade seja utilizada de acordo com as normas definidas.

A identidade não poderá sofrer deformações ou alterações, exceto as que eventualmente sejam referidas no manual de normas desenvolvido.

Logótipo | apresentação conceptual

Redesign do brasão de D Manuel I - esfera armilar com coroa encimada com 5 hastes em forma de flor-de-lis, presentes no frontispício do Edifício Camarário, nas cadeiras setecentistas do Salão Nobre do mesmo e Sinete.

O Venturoso e o mais glorioso usufridor dos nossos descobrimentos marítimos, D Manuel I elevou Machico a Vila , cerca de 1499, sendo as armas oferecidas pelo mesmo à vila.

  • Relação histórica
  • Mar e descobrimentos
  • Simplificação
  • Dinamismo
  • Contemporaneidade
  • Mudança

Identidade gráfica institucional

Formato Descrição | Identidade Gráfica
Logótipos Institucionais Logótipos | Editáveis
Identidade Visual Manual de normas gráficas do logótipo
Número de Identificação Fiscal (NIF)
511 239 440
Número de Segurança Social (NISS)
-
Código de Atividade Económica (CAE)
84113 - Administração Local
84250 - Atividades de Proteção Civil
90020 - Atividades de apoio às artes do espetáculo
90040 - Exploração de salas de espetáculo e atividades conexas

A Câmara Municipal de Machico pretende estar próximo de si e por isso está cada vez mais digital e presente em diversos canais de comunicação.

Através dos contactos abaixo listados, poderá informar-se sobre os diversos assuntos ou consultar os serviços online para efetuar os requerimentos municipais de forma ágil e imediata.

Aguardamos por si.

O Portal da Câmara Municipal é uma plataforma inclusiva que tem em atenção os aspetos primordiais da navegabilidade e acessibilidade por parte dos utilizadores, garantindo os princípios básicos e atuais, na ligação ágil e segura entre a Câmara Municipal de Machico e os cidadãos.

O Machico Digital vai ao encontro da modernização administrativa que a Câmara Municipal de Machico pretende introduzir, privilegiando o acesso objetivo à informação municipal por parte dos cidadãos, empresas e visitantes, e estabelecendo uma moderna e efetiva ligação nos pressupostos de governação local para a qual está dotada.

Chegar até às pessoas através dos diversos dispositivos e canais de comunicação e potenciar os serviços e a interação dos serviços municipais através dos mesmos, é o desígnio presente e futuro do universo digital da Câmara Municipal de Machico.

Neste sentido, considera-se o seguinte relativamente aos princípios associados às acessibilidades e navegabilidade do Portal:

Cumprimento do Decreto-Lei 83/2018 - Acessibilidades

O Decreto-Lei n.º 83/2018 de 19 de outubro define os requisitos das acessibilidade nos sítios web dos organismos públicos, enquadrando acerca da obrigatoriedade e cumprimento dos mesmos relativamente à assunção dos pressupostos técnicos das acessibilidade nos websites institucionais.

DL n.º 83/2018

Em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0, o Portal da Câmara Municipal de Machico cumpre com as linhas essenciais e com os critérios de acessibilidade de nível A da versão WCAG 2.0.

Fazer teste

A consideração dos critérios pressupõe que são assumidos os mais diversos aspetos de acessibilidades das plataformas por parte dos assuntos tratados ao nível digital. Neste sentido, ressalvamos que poderão existir aspetos que não garantem a totalidade pretendida, sendo certo que serão efetuados todos os esforços para salvaguardar minuciosamente os devidos pressupostos, num esforço conjunto e partilhado de fazer aumentar a acessibilidade do Portal Municipal, em conformidade com a Resolução de Conselho de Ministros N.º 97/99 sobre acessibilidade dos sítios da administração pública na Internet pelos cidadãos com necessidades especiais.

Os serviços de programação e monitorização digital da Câmara Municipal acompanham e monitorizam diariamente o Portal Municipal de Machico permitindo que os níveis de cumprimento do DL n.º83/2018 sejam os melhores possíveis, mitigando as potenciais anomalias e impedimentos de navegabilidade do Portal Municipal.

wcagAA

Conformidade com browsers

O Portal Institucional de Machico está a ser reformulado na sua estratégia de comunicação e customizado e preparado para assumir as interface digitais junto dos principais motores de busca designadamente: Chrome, Safari, IE e Firefox.

Qualquer anomalia verificada na navegabilidade das plataformas relativamente a qualquer um dos browsers mencionados, agradecemos que sejam reportadas as situações na área Machico Envolve, clicando AQUI para aceder ao formulário previsto para o efeito.

Indexação nos motores de busca

O Portal institucional de Machico encontra-se indexado aos motores de busca da Google, Sapo, Bing, Yahoo e ASK.

Tempo de carregamento da página principal

As plataformas digitais do Portal Municipal de Machico apresentam diferentes contextos em função das temáticas desenvolvidas, contando com assuntos e dinâmicas que levam a performances de carregamento distintas.

Não obstante a diferenciação dos assuntos de cada página, o pressuposto assenta nas seguintes regras de normalização e customização:

  • Otimização das imagens em função da sua área de ocupação;
  • Compactação e compressão das imagens;
  • Eliminação de redundância de imagens;
  • Diferenciação e temporização do carregamento dos ficheiros;
  • Compactação "minify" dos ficheiros;
  • Agrupamento de files;
  • Temporização da cache dos "browsers".

Responsive - Acesso a partir de canais móveis

O Machico Digital está preparado para 10 tipologias de ecrãs permitindo um acesso amplo aos dispositivos mobile de cada um dos browsers acima mencionados.

Os novos módulos de informação institucional são normalizados e customizados pela equipa de programação ao serviço da Câmara Municipal de Machico de modo a garantir que todos os conteúdos publicados no Portal Municipal possam ser devidamente elegíveis e compreendidos por toda a população.

Mapa do Site

O mapa do site encontra-se evidenciado na página principal bem como em todas as páginas internas, estando o mesmo igualmente indexado aos principais motores de busca acima definidos.

Poderá aceder ao mapa do site e consequentemente visualizar todos os artigos editados, clicando no link mapa do site, evidenciado no menu inferior de todas as páginas no presente Portal Municipal da Câmara Municipal de Machico.

Qualidade de motor de busca interno

O presente Portal da Câmara Municipal de Machico dispõe de um motor de busca que permite uma ampla consulta dos documentos pretendidos, independentemente dos módulos, artigos ou assuntos editados.

O motor de busca da gestão documental, prevê igualmente a consideração de uma pesquisa avançada dos documentos, potenciando a navegabilidade e a objetividade da informação procurada.

"Links" internos e "links úteis"

A plataforma apresenta uma ampla rede de links entre os diversos assuntos internos e externos, estando os mesmos a efetuar o reencaminhamento de cada um dos assuntos para uma nova página, mantendo sempre o histórico da pesquisa anterior igualmente evidenciada.

Existe um conjunto de links úteis de governação local associados a cada uma das plataformas, bem como "links" para acessos a projetos e ações que merecem menção por parte da Autarquia.

Não está prevista a consideração de "links" inativos ou potencialmente indicadores de novas páginas sem que os mesmos tenham esse sentido objetivo, presente e/ou futuro.

Modernidade do Portal

O Portal Municipal de Machico garante a utilização de software adequado às necessidades do utilizador estando prevista a atualização permanente dos sistemas, em função dos upgrades dos módulos utilizados.

O envolvimento gráfico dos assuntos tem como objetivo máximo proporcionar ao utilizador, clareza e objetividade de cada um dos assuntos de forma a não criar dúvidas e confusões entre assuntos, aquando da navegabilidade das áreas de atuação.

As plataformas estão preparadas para receber qualquer tipo de sistema audiovisual e multimédia.

Gestão e Edição de Conteúdos
Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Machico: SGA - Subunidade de Gestão Ambiental
Plataforma de Gestão de Conteúdos
Open Source CMS
Co-Edição de Conteúdos, Programação, Design e Configuração
Apoio técnico e programação

1.Compromisso de Proteção de Dados e Privacidade

A CMM assume um compromisso de conformidade com todas as normas jurídicas comunitárias e nacionais aplicáveis no âmbito da proteção de dados e da segurança da informação.

A CMM procedeu à implementação de um Sistema de Proteção de Dados Pessoais e de um Sistema de Segurança da Informação, de forma a garantir a conformidade normativa e a demonstração ou evidenciação da responsabilidade institucional em matéria de proteção de dados e segurança da informação, implementando todas as medidas técnicas e organizativas necessárias consideradas adequadas, quer ao cumprimento do regime jurídico do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (Regulamento UE 2016/679, de 27 de abril, doravante designado por RGPD), quer ao cumprimento do regime jurídico da Lei de Execução do RGPD (Lei nº 58/2019, de 8 de agosto, doravante designada por LERGPD), quer da restante legislação complementar aplicável.

Para qualquer esclarecimento ou informação adicional ou para exercício de direitos neste âmbito, é favor contactar com o Encarregado da Proteção de Dados da CMM através do correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

2.Definições

Dados pessoais

«Dados pessoais», informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável («titular dos dados») - é considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador. São considerados identificadores pessoais, por exemplo, um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social dessa pessoa singular.

Tratamento de Dados Pessoais

«Tratamento», uma operação ou um conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou sobre conjuntos de dados pessoais, por meios automatizados ou não automatizados, tais como a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação por transmissão, difusão ou qualquer outra forma de disponibilização, a comparação ou interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

Cookies (Testemunhos de Conexão)

«Cookies», designados por «Testemunhos de Conexão» em português, são pequenos ficheiros de texto com informação considerada como relevante que os dispositivos utilizados para o acesso (computadores, telemóveis ou dispositivos móveis portáteis) carregam, através do navegador de internet («browser»), quando um sítio em linha é visitado pelo Utente ou Utilizador.

Consultar Política de Cookies

3.Entidade Responsável pelo Tratamento

A Câmara Municipal de Machico, pessoa coletiva de direito público com o NIPC 511 239 440, doravante designada por CMM, é a entidade responsável pelos formulários, sítios em linha, sistemas ou aplicações informatizadas, adiante designados por canais ou aplicações, através dos quais os Utilizadores, Destinatários do Serviço ou Utentes têm acesso remoto aos serviços da CMM que são apresentados ou prestados, em qualquer momento, através dos mesmos, sendo a entidade considerada responsável pelo tratamento dos dados pessoais.

A utilização dos canais, sistemas ou aplicações por qualquer Utilizador, Destinatário do Serviço ou Utente pode implicar a realização de operações de tratamento de dados pessoais, cuja proteção, privacidade e segurança pela CMM, enquanto entidade responsável pelo respetivo tratamento, está assegurada, de acordo com os termos desta Política de Proteção de Dados.

4.Contactos Institucionais do Responsável pelo Tratamento dos Dados

Para efeitos de contacto com o Encarregado da Proteção de Dados da CMM, é favor enviar um correio eletrónico para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou para cada um dos endereços específicos identificados nos formulários, sítios em linha ou aplicações, descrevendo o assunto do pedido e indicando um endereço de correio eletrónico, um endereço de contacto telefónico ou um endereço de correspondência para resposta.

Para qualquer outro efeito, podem ser utilizados os seguintes contactos gerais da CMM enquanto Responsável pelo Tratamento dos dados pessoais:

  • Endereço Postal: Largo do Município Machico,, 9200-099 Machico;
  • Correio Eletrónico Geral: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;
  • Telefone Geral: + 351 291969990;
  • Website: www.cm-machico.pt.

5.Recolha e Tratamento de Dados Pessoais

A CMM procede ao tratamento dos dados pessoais estritamente necessários à disponibilização da informação e ao funcionamento dos seus canais, de acordo com as utilizações realizadas pelos Utilizadores, Destinatários do Serviço ou Utentes, seja daqueles que são fornecidos para efeitos de registo de pedidos ou obtenção de informações, seja daqueles que são fornecidos para efeitos de adesão àqueles canais, seja daqueles que resultam da utilização dos serviços prestados pela CMM através dos mesmos, como sejam os acessos, consultas, instruções, pedidos ou requerimentos, transações e outros registos relativos à sua utilização.

Em especial, a utilização ou a ativação de determinadas funcionalidades dos canais podem implicar o tratamento de vários identificadores pessoais diretos ou indiretos, tais como o nome, o endereço de residência, os contactos pessoais, os endereços dos dispositivos ou a localização geográfica, sempre que haja para tal o expresso consentimento do concreto Utilizador, Destinatário do Serviço ou do Utente, sempre que tal seja necessário para gestão da relação administrativa, contratual ou prossecução de interesses públicos legítimos ou, finalmente, para efeitos de cumprimento de obrigações jurídicas.

Em todos os casos, os Utilizadores, Destinatários do Serviço ou Utentes serão sempre informados da necessidade de acesso de tais dados para a utilização das funcionalidades dos canais em causa, bem como do respetivo fundamento de legitimidade para o tratamento desses dados.

Os dados pessoais recolhidos pela CMM são tratados manualmente ou, em determinados casos, de forma automatizada ou informatizada, incluindo o processamento de ficheiros ou a eventual definição de perfis, no âmbito da gestão do relação administrativa, pré-contratual, contratual ou pós-contratual com os Utilizadores, Destinatários do Serviço ou Utentes, nos termos das normas nacionais e comunitárias em vigor.

6.Categorias de Dados Pessoais Tratados e de Titulares

As categorias ou tipos de dados pessoais objeto de tratamento são, geralmente, as seguintes:

  • dados de identificação;
  • dados de contacto;
  • dados profissionais;
  • dados de faturação;
  • dados de tráfego e controlo de acessos.

Nos diferentes estabelecimentos do Responsável pelo Tratamento poderão ainda ser objeto de tratamento dados de caráter biométrico, processados através dos sistemas de videovigilância ou outros sistemas biométricos que estejam instalados.

As categorias ou tipos de titulares de dados pessoais, objeto de tratamento, são geralmente Utilizadores, Destinatários do Serviço ou Utentes, podendo ainda ser incluídos, em situações especiais de tratamento, membros dos respetivos agregados familiares ou visitantes das instalações do Responsável pelo Tratamento.

A listagem detalhada de categorias de dados pessoais e das categorias de titulares de dados constam das Fichas de Informação sobre Tratamento de Dados de cada uma das concretas atividades de tratamento.

7.Princípios Jurídicos

Todas as operações de tratamento de dados cumprem com os princípios jurídicos fundamentais no âmbito da proteção de dados e privacidade, designadamente quanto à sua circulação, licitude, lealdade, transparência, finalidade, minimização, conservação, exatidão, integridade e confidencialidade, estando a CMM disponível para demonstrar a sua responsabilidade perante o titular dos dados, perante as autoridades ou perante qualquer outro terceiro que tenha um interesse legítimo nesta matéria.

8.Fundamentos de Legitimidade

Todas as operações de tratamento de dados realizadas pela CMM têm um fundamento de legitimidade, designadamente, quer pelo facto de o titular dos dados ter dado o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais para uma ou mais finalidades específicas, quer pelo facto de o tratamento ser considerado necessário para a execução de um contrato no qual o titular dos dados é parte ou para diligências pré-contratuais a pedido do titular dos dados, quer pelo facto de o tratamento ser necessário para o cumprimento de uma obrigação jurídica a que o responsável pelo tratamento esteja sujeito, quer para efeito de interesse público, quer pelo facto de o tratamento ser considerado necessário para efeito de prossecução dos interesses legítimos prosseguidos pela CMM ou por terceiros – sendo o fundamento específico referenciado nas concretas atividades de tratamento dos dados.

9.Finalidade do Tratamento

Todos os dados pessoais tratados no âmbito dos canais da CMM destinam-se exclusivamente à disponibilização de informação aos Utilizadores, à gestão da informação pessoal dos Destinatários dos Serviços considerada necessária para efeitos de gestão do relacionamento ou comunicação, bem como à prestação dos serviços aos Utentes e, em geral, à gestão do relacionamento pré-contratual, contratual ou pós-contratual com os Utilizadores, com os Destinatários dos Serviços ou com os Utentes.

Os dados pessoais recolhidos poderão, ainda e eventualmente, ser objeto de tratamento para fins estatísticos, para ações de divulgação de informações ou promocionais e para ações de comunicação, nomeadamente para promover ações de divulgação de novas funcionalidades ou novos serviços, através de comunicação direta, seja por correspondência, seja por correio eletrónico, mensagens ou chamadas telefónicas ou qualquer outro serviço de comunicações eletrónicas.

Estando sempre assegurada a prévia informação e a recolha da autorização expressa para estas últimas finalidades, os Utilizadores, Destinatários dos Serviços ou Utentes podem, a qualquer momento, exercer o seu direito de retirar o consentimento ou o seu direito de oposição ou limitação da utilização dos seus dados pessoais para outras finalidades que extrapolem a gestão do relacionamento com o Responsável pelo Tratamento, designadamente para fins de prossecução de interesses legítimos, para o envio de comunicações informativas ou para a inclusão em listas ou serviços informativos, devendo, para tal, enviar um pedido escrito dirigido ao Encarregado da Proteção de Dados da CMM, de acordo com os procedimentos abaixo indicados.

10.Ficha de Informação sobre Tratamento de Dados nos Sítios Eletrónicos

Nos termos do princípio da lealdade e da transparência e para garantia do cumprimento do dever de informação, a CMM entrega diretamente ou disponibiliza publicamente a todos os titulares dos dados pessoais, consoante a forma de recolha dos seus dados pessoais, as fichas de informação sobre as atividades de tratamento de dados realizadas, estando estas fichas acessíveis para consulta em qualquer unidade de atendimento ao público ou através de pedido ao Encarregado da Proteção de Dados.

Relativamente aos Sítios Eletrónicos («Websites») e aos Serviços em Linha («On-line»), é favor consultar a Ficha de Informação sobre o Tratamento de Dados nos Sítios Eletrónicos.

11.Prazos de Conservação dos Dados

Os dados pessoais serão objeto de conservação apenas pelo período necessário para as finalidades que motivaram a sua recolha ou o seu posterior tratamento, estando garantido o cumprimento de todas as normas jurídicas aplicáveis em matéria de arquivo e estando especificado o prazo de conservação concreto em cada uma das Fichas de Informação sobre Tratamento de Dados.

12.Utilização de Cookies (Testemunhos de Conexão)

Sobre a utilização de Cookies ou Testemunhos de Conexão pela CM-Machico, consultar a Política de Cookies em www.cm-machico.pt.

13.Comunicação de Dados a Outras Entidades

A disponibilização de informações ou a prestação dos serviços pela CMM aos seus Utilizadores, Destinatários dos Serviços ou Utentes através dos canais pode eventualmente implicar o recurso a serviços de terceiras entidades subcontratadas, de Responsáveis Conjuntos ou de outros autónomos Responsáveis pelo Tratamento, incluindo entidades com sede fora da União Europeia, para a prestação de determinados serviços, podendo tal situação implicar o acesso, por estas entidades, a esses dados pessoais.

Nestas circunstâncias e sempre que tal seja necessário, a CMM recorrerá apenas a entidades que apresentem garantias suficientes de execução de medidas técnicas e organizativas adequadas de uma forma que o tratamento satisfaça os requisitos das normas aplicáveis, ficando tais garantias formalizadas em contrato assinado entre a CMM e cada uma dessas terceiras entidades.

14.Destinatários de Dados

Salvo no âmbito do cumprimento de obrigações legais, execução de contratos ou prossecução de interesses legítimos, em caso algum haverá comunicação de dados pessoais de Utilizadores, Destinatários dos Serviços ou Utentes a terceiras entidades que não sejam entidades subcontratadas ou destinatários legítimos, não sendo realizada, também, qualquer outra comunicação para outras finalidades diferentes das referidas supra, sem recolha de prévio consentimento expresso do titular dos dados.

15.Transferências Internacionais de Dados

Qualquer transferência de dados pessoais para um país terceiro ou uma organização internacional somente será realizada no quadro do cumprimento de obrigações legais ou garantida que seja a conformidade com as normas jurídicas comunitárias e nacionais aplicáveis nessa matéria.

16.Medidas de Segurança

Tendo em conta as técnicas mais avançadas, os custos de aplicação e a natureza, o âmbito, o contexto e as finalidades do tratamento, bem como os riscos, de probabilidade e gravidade variável, para os Utilizadores, Destinatários dos Serviços ou Utentes, a CMM e todos as entidades que sejam suas subcontratadas aplicam as medidas técnicas e organizativas adequadas para assegurar um nível de segurança adequado ao risco.

Para o efeito, são adotadas diversas medidas de segurança, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

É da exclusiva responsabilidade dos Utilizadores, Destinatários dos Serviços ou dos Utentes guardar segredo dos códigos de acesso, não os partilhando com terceiros, devendo, ainda, no caso particular das aplicações informáticas utilizadas para aceder aos canais, manter e conservar os dispositivos de acesso em condições de segurança e seguir as práticas de segurança aconselhadas pelos fabricantes e/ou operadoras, nomeadamente quanto à instalação e atualização dos necessários aplicativos de segurança, nomeadamente, entre outras, aplicações de antivírus.

Verificando-se a necessidade de subcontratação de serviços a entidades terceiras que possam ter acesso aos dados pessoais dos Utilizadores, Destinatários dos Serviços ou dos Utentes, os subcontratados da CMM ficarão obrigados a adotar as medidas e os protocolos de segurança ao nível da organização e as medidas de caracter técnico necessários à proteção da confidencialidade e segurança dos dados pessoais, bem como a prevenir acessos não autorizados, perdas ou a destruição de dados pessoais.

17.Exercício dos Direitos dos Titulares dos Dados Pessoais

Os Utilizadores, Destinatários dos Serviços ou Utentes da CMM podem, enquanto titulares de dados pessoais, em qualquer momento, proceder ao exercício dos seus direitos de proteção de dados e de privacidade, designadamente dos direitos de retirada do consentimento, acesso, retificação, apagamento, portabilidade, limitação ou oposição ao tratamento, nos termos e com as limitações previstas nas normas aplicáveis.

Qualquer pedido de exercício de direitos de proteção de dados e de privacidade deve ser dirigido, por escrito, pelo respetivo titular, para o Encarregado da Proteção de Dados, de acordo com o procedimento e contacto descrito abaixo.

Um Formulário para Exercício dos Direitos dos Titulares dos Dados Pessoais está acessível em qualquer ponto de atendimento da CMM, podendo também ser solicitado o seu envio por correio eletrónico, através do pedido ao Encarregado da Proteção de Dados, pelo correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

18.Reclamações ou Sugestões

Os Utilizadores, Destinatários dos Serviços ou Utentes têm o direito de apresentar reclamação, quer através do registo da reclamação no Livro de Reclamações, quer através da apresentação de reclamação às autoridades reguladoras – podendo, neste último caso, apresentar petição ou queixa diretamente à Comissão Nacional de Proteção de Dados através dos contatos disponíveis em www.cnpd.pt.

Os Utilizadores, Destinatários dos Serviços ou dos Utentes podem, também, proceder à realização de sugestões através de correio eletrónico enviado para o Encarregado da Proteção de Dados através do correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

19.Comunicação de Incidentes de Violação de Dados Pessoais

A CMM tem implementado um sistema de gestão de incidentes no âmbito da proteção de dados e segurança da informação.

Caso algum Utilizador, Destinatário do Serviço ou Utente pretenda comunicar a ocorrência de uma qualquer situação de violação de dados pessoais, que provoque, de modo acidental ou ilícito, a destruição, a perda, a alteração, a divulgação ou o acesso, não autorizados, a dados pessoais transmitidos, conservados ou sujeitos a qualquer outro tipo de tratamento, pode entrar em contacto com o Encarregado da Proteção de Dados da CMM ou utilizar os contactos gerais da CMM.

Um Formulário de Comunicação de Incidentes de Violação de Dados Pessoais está acessível em qualquer ponto de atendimento da CMM, podendo ser também solicitado o seu envio por correio eletrónico, através do pedido ao Encarregado da Proteção de Dados, pelo correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

20.Ponto de Contacto Permanente de Segurança

A CMM tem implementado um Ponto de Contacto Permanente para efeitos de gestão de incidentes de segurança da informação e de segurança do ciberespaço.

Caso algum Utilizador, Destinatário do Serviço ou Utente pretenda comunicar a ocorrência de um incidente de segurança da informação ou de um incidente de segurança do ciberespaço, pode entrar em contacto com o Ponto de Contacto Permanente da CMM através dos seguintes canais de comunicação:

  • telefone: [291 969 990];
  • correio eletrónico: [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.].

Um Formulário de Comunicação de Incidentes de Segurança da Informação ou de Segurança do Ciberespaço está acessível em qualquer ponto de atendimento da CMM, podendo ser também solicitado o seu envio por correio eletrónico, através do pedido ao Ponto de Contacto Permanente.

21.Proteção de Denunciantes

A CMM tem implementado um Canal de Denúncias, em conformidade com as normas jurídicas em vigor, garantindo a proteção dos dados pessoais dos titulares de dados, nos termos da Política de Proteção de Denunciantes acessível em [HL - Política Denúncias].

O Responsável pelas Denúncias na CMM pode ser contactado através do endereço de correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A Plataforma de Denúncias da CMM está acessível em www.cm-machico.denunciaeletronica.pt. Um Formulário de Comunicação de Denúncias está acessível em qualquer ponto de atendimento da CMM, podendo ser também solicitado o seu envio por correio eletrónico, através do pedido ao Responsável pelas Denúncias.

22.Prevenção da Corrupção

A CMM tem implementado um Programa de Cumprimento Normativo no âmbito da Prevenção da Corrupção, em conformidade com as normas jurídicas em vigor, garantindo a proteção dos dados pessoais dos titulares, nos termos da Política de Prevenção da Corrupção acessível em cm-machico.denunciaeletronica.pt.

Para efeitos de apresentação de denúncias no âmbito do regime da prevenção da corrupção, qualquer interessado pode utilizar:

23.Políticas de Proteção de Dados e Fichas de Informação Especiais

Com um compromisso de transparência e de informação e para garantir a adequação da Política de Proteção de Dados às diferentes operações de tratamento de dados realizadas e, sobretudo, às diferentes categorias de titulares de dados, a CMM pode desenvolver Políticas de Proteção de Dados de caráter especial, tais como, por exemplo:

  • a Política de Proteção de dados em Contexto Laboral;
  • a Política de Proteção de Dados na Gestão de Candidaturas;
  • a Política de Proteção de Dados de Colaboradores de Fornecedores, ou
  • a Política de «Cookies» ou Testemunhos de Conexão.

Estas políticas especiais são disponibilizadas diretamente às respetivas categorias de titulares ou no contexto das correlativas atividades de tratamento, estando disponíveis para consulta por pedido ao Encarregado da Proteção de Dados, pelo correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

As Políticas de Proteção de Dados são ainda complementadas com Fichas de Informação sobre Tratamento de Dados, reforçando a transparência e a informação sobre específicas atividades de tratamento dos dados na CMM e sendo estas fichas disponibilizadas no momento da recolha dos dados, em qualquer ponto de atendimento ou através de contacto com o Encarregado da Proteção de Dados.

24.Ficha de Informação sobre Tratamento de Dados na Relação com Utentes

A Ficha de Informação sobre Tratamento de Dados na Relação com Utentes, Destinatários dos Serviços ou Utilizadores está acessível em qualquer ponto de atendimento da CMM.

25.Encarregado da Proteção de Dados

Para qualquer informação, reclamação, comunicação de incidentes ou exercício de qualquer tipo de direitos de proteção de dados e de privacidade ou para qualquer assunto referente aos temas da proteção de dados e segurança da informação, os Utilizadores, Destinatários dos Serviços e Utentes que interagem com a CMM, podem:

  • entrar diretamente em contacto com o Encarregado da Proteção de Dados através do correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., descrevendo o assunto do pedido e indicando um endereço de correio eletrónico, um endereço de contacto telefónico ou um endereço de correspondência para resposta, ou, se assim o preferirem,
  • contactar qualquer unidade ou ponto de atendimento da CMM, solicitando a comunicação com o Encarregado da Proteção de Dados.

26.Consentimento Expresso e Aceitação

Os termos da Política de Proteção de Dados são complementares dos termos e disposições, em matéria de dados pessoais, previstas nas Condições Específicas de Utilização de cada um dos canais de comunicação da CMM.

A disponibilização livre, específica e informada dos dados pessoais pelo respetivo titular implica o conhecimento e aceitação das condições constantes desta Política, considerando-se que, pelo facto de utilizar os canais ou pelo facto de disponibilizar os seus dados pessoais, os Utilizadores, Destinatários dos Serviços e os Utentes estão a autorizar expressamente o seu tratamento, de acordo com as regras definidas em cada um dos canais ou instrumentos de recolha aplicáveis.

27.Alteração da Política de Proteção de Dados

De forma a garantir a respetiva atualização, desenvolvimento e melhoria contínua, a CMM pode, a qualquer momento, proceder às alterações, que sejam consideradas adequadas ou necessárias, a esta Política de Proteção de Dados, estando assegurada a sua publicação nos diferentes canais para garantir a transparência e informação aos Utilizadores, Destinatários dos Serviços e Utentes.

28.Versões da Política de Proteção de Dados

  • Versão desta Política: 202301.
  • Data: 20230104.

Para consultar as anteriores versões da Política de Proteção de Dados é favor enviar pedido por correio eletrónico para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..