Ferramentas de acessibilidade

Bio-Minuto - Amegilla quadrifasciata maderae

Subespécie endémica de abelha da ilha da Madeira e do Porto Santo, distribuída um pouco por toda a ilha, sendo que a sua presença não se limita pela altitude.

Relativamente fácil de identificar, uma vez que têm o aspeto típico de uma abelha melífera e, tal como a espécie nominal (Amegilla quadrifasciata), possui no abdómen 4 tiras de cor preta e 4 tiras de cor amarela, dando-lhe um aspeto “quadrifasciado” tal como o nome científico indica. Existem poucas diferenças entre os machos e as fêmeas, sendo estas apenas ligeiramente mais escuras que os machos, e estes possuem uma fronte branca. Alimentam-se de néctar e pólen, estando o seu tamanho populacional inteiramente dependente da quantidade de flores em maturação.

Possuem um voo rápido e pairam sobre as flores de forma semelhante ao colibri enquanto se alimentam do seu néctar.

Estas abelhas são designadas “solitárias”, uma vez que não formam uma colónia nem constroem colmeia e não produzem mel. Em vez disso, as fêmeas constroem ninhos semelhantes a pequenas tocas a partir de diversos materiais, tais como areia, terra, folhas, barro, e até dentro de estruturas artificiais, como paredes ou muros com fendas.

O IUCN considera não existirem dados suficientes para classificar o estado de conservação desta espécie, portanto designa-a de “Dados Insuficientes”.

Fotografias @Laura Freitas & @Stephan Pflume

Projeto ECOS Machico

Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui

Notícias relacionadas

Camara_Municipal_de_Machico