A Câmara Municipal de Machico congratula o ilustre filho da terra, rnCardeal Dom Tolentino Mendonça, por ter vencido o “Prémio Europeu Helenarn Vaz da Silva 2020” manifestando enorme satisfação e orgulho por mais rneste reconhecimento europeu pela difusão, defesa e promoção do rnpatrimónio Cultural da Europa.
Na atribuição do prémio, os membros do júrirn declararam ter ficado “impressionados com a capacidade que Tolentino rnMendonça demonstra ao divulgar a Beleza e a Poesia como parte do rnpatrimónio cultural intangível da Europa e do mundo”.
D. Tolentino rnMendonça, ordenado cardeal em 2019, presidiu este ano às comemorações dorn Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, fazendo uma rnbreve referência às suas raízes, nomeadamente à sua avó materna, que, rnsendo de origem humilde, foi uma verdadeira fonte de inspiração e “a rnsua primeira biblioteca”.
Recorde-se que em dezembro de 2019 o rnMunicípio recebeu calorosamente o Cardeal nos Paços de concelho a rnatribuiu o nome de uma Rua a D. Tolentino, como reconhecimento do seu rnmeritório trajeto eclesiástico, literário e humanista que muito honra rnMachico as suas gentes.
A autarquia endereça a D. Tolentino Mendonçarn as maiores felicitações, fazendo votos que continue, com a humildade rnque o caracteriza, a ser uma das vozes mais originais da literatura rncontemporânea portuguesa.



