AVISO À POPULAÇÃO: AGITAÇÃO MARÍTIMA FORTE, VENTO E PRECIPITAÇÃO INSTENSA

SITUAÇÃO METEOROLÓGICA

Associado à influência de sistemas depressionários ativos, prevê-se para o Arquipélago da Madeira:

- Vento moderado a forte, temporariamente muito forte, de NW, com rajadas da ordem dos 100 a 120km/h em particular nas regiões montanhosas e nas regiões costeiras expostas a ventos de NW.

- A altura significativa das ondas será da ordem dos 4 a 5 m a partir das 18 UTC do dia 26, aumentando para valores da ordem dos 7 a 8 m no dia 29 às 09 UTC e diminuindo gradualmente para valores de 3 a 4 m no dia 30 às 12 UTC. Os maiores valores deverão ser registados entre o dia 28 às 18 UTC e no dia 29 às 18 UTC.

- Ocorrência de precipitação e aguaceiros moderados entre o início da tarde do dia 27 e a madrugada.

 

MEDIDAS PREVENTIVAS

O SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL DE MACHICO, RECORDA QUE O EVENTUAL IMPACTO DESTES EFEITOS PODE SER MINIMIZADO,SOBRETUDO ATRAVÉS DA ADOÇÃO DE COMPORTAMENTOS ADEQUADOS, PELO QUE, E EM PARTICULAR NAS ZONAS HISTORICAMENTE MAIS VULNERÁVEIS, SE RECOMENDA A OBSERVAÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS PRINCIPAIS MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO PARA ESTAS SITUAÇÕES, NOMEADAMENTE:

 

RECOMENDAÇÕES GERAIS:

- Os riscos que representam,com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras pelo que aconselha cuidados especiais nas atividades durante o período em que vigora o aviso;

- Durante os períodos de maior intensidade de chuva a circulação automóvel deverá reduzir-se ao estritamente indispensável e efetuar-se com toda a precaução, prestando especial atenção aos avisos, sinalização e recomendações das autoridades e forças de segurança.

- A necessidade de consequente monitorização de infraestruturas, que possam ser danificadas ou afetadas pelas condições meteorológicas que se prevê.

- Evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes

 

RECOMENDAÇÕES PARA AGITAÇÃOMARÍTIMA:

- Atendendo à forte ondulação, é de evitar circular nas zonas costeiras (falésias, escarpas, vias marginais,passeios marítimos, praias).

- Nas zonas em risco de erosão costeira,a população deverá tomar atenção à eventual afetação de edifícios (habitações,estabelecimentos comerciais, apoios de praia, etc.), localizados junto à costa ou próximo de praias.

- Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

 

RECOMENDAÇÕES PARA CHUVA FORTE:

- Tenha em atenção que as estradas podem estar cortadas ou condicionadas ao trânsito e que sejam evitados ou reduzidos ao essencial os percursos auto e apeados, nos períodos mais críticos.

- Esteja atento aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se informado do evoluir da situação.

- Em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte os Bombeiros locais e/ou - Serviço Municipal de Proteção Civil do seu concelho.

- Ao conduzir nestas condições, reduza a velocidade, conduzindo com precaução devido a possíveis congestionamentos de tráfego. Tenha atenção aos lençóis de água que podem formar-se, não conduza ou estacione em zonas propícias a inundações.

- Tenha em atenção a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a limpeza de inertes que possam ser arrastados.

- Tenha em atenção a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a limpeza de inertes que possam ser arrastados.

- Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para

 

RECOMENDAÇÕES PARA VENTO FORTE:

- Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

- Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;

 

MACHICO,28 DE NOVEMBRO DE 2014

O PRESIDENTE

RICARDO FRANCO

 

Consultar PDF