FACHOS: Finalista regional das 7 maravilhas da Cultura Popular de Portugal

A tradição dos Fachos foi no dia 7 de junho escolhida como uma das 7 finalistas da Madeira na edição 2020 das 7 maravilhas da Cultura Popular de Portugal. Associada à Festa do Santíssimo Sacramento, esta tradição secular ocorre no último sábado de agosto, véspera da Festa. Os fachos alumiam as vertentes do Vale de Machico, num belíssimo espetáculo de luz que encerra um profundo sentimento de religiosidade.
Tratam-se de uma importante referência etno-religiosa do Património Imaterial do nosso concelho, mais particularmente da Freguesia de Machico.
Na obra “Ilhas de Zargo”, a tradição é descrita: “Consta de fogueiras, queima de pinhas e toros regados de petróleo, que o povo vai buscar à serra dias antes da festa. Para isso reúne-se ao toque de búzios, partindo de noite em romaria e regressando numa enorme bicha, ao som de toques e descantes, as pinhas dentro de sacos, toros velhos às costas e feixes de ramagens secas à cabeça. A queima faz-se na véspera, ao anoitecer, nas encostas sobranceiras à vila, dispostos aos fogachos em figuras alegóricas, letras, nome e desenhos alusivos à festa”.