Lançamento e apresentação do Catálogo

• Datas28 Março de 2017
  • LocalSolar do Ribeirinho
  • Tags Lazer

A Câmara Municipal de Machico, promove, terça-feira, dia 28 de março, pelas 18h00 horas, na Sala de Exposições Temporárias do Solar do Ribeirinho – Núcleo Museológico de Machico, o lançamento e apresentação do catálogo “Quotidiano da Época do Açúcar no Território da Antiga Capitania Machico”.

A presente publicação constitui um veículo de promoção cultural do Município de Machico e surge como um complemento essencial da exposição “Quotidiano da Época do Açúcar no Território da Antiga Capitania de Machico”, patente no Solar do Ribeirinho – Núcleo Museológico de Machico, entre 20 de janeiro e 20 de abril de 2017.

A relação secular entre o continente europeu, e os seus principais mercados, no- meadamente, Flandres, Itália e Espanha e o Arquipélago da Madeira, encontra-se expressa através da aquisição e importação de obras de arte, destinadas a casas solarengas e capelas. Estas constituem um variado acervo signi cativo proveniente de espaços do imenso território que era o da Antiga Capitania de Machico.

Os textos contemplados no catálogo são muito mais abrangentes do que os textos do guião da exposição, permitindo ao leitor uma melhor compreensão da relevância do Território da Antiga Capitania de Machico, em termos de influências sociais, culturais, económicas e religiosas e artísticas.

O Município de Machico numa aposta de investimento cultural e patrimonial, tem promovido a edição de publicações que fazem perdurar no tempo a memória ancestral e reforçam a identidade cultural deste concelho, terra primeira da Expansão Portuguesa.

O Presidente da Câmara,

Ricardo Miguel Nunes Franco