Museu da Baleia

O Museu da Baleia da Madeira encontra-se localizado na vila do Caniçal e é um testemunho de toda a história da caça à baleia na Madeira e das atividades a ela associadas.

O Museu da Baleia da Madeira tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, estudos dos cetáceos no arquipélago da Madeira. Poderá obter mais informações  acerca dos projetos em que o museu está envolvido em  "Projetos Científicos".

 

A missão do museu é:

Preservar o património e o conhecimento histórico sobre a caça à baleia na Madeira, gerar e divulgar conhecimento sobre os cetáceos e o meio marinho, através de uma política integrada, ambientalmente responsável, assente na museologia, na educação e na investigação científica, contribuindo para aproximar as pessoas do mar.

 

A visão para o museu é:

Ser reconhecido pela sociedade em geral e instituições congéneres, nacionais e internacionais, como um centro cultural multidisciplinar, dinâmico, criativo e inovador, onde o espaço de museologia se reinventa nas vertentes da educação e da investigação científica, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da cidadania.

"Uma porta aberta para conhecimento, uma janela para o mar."

 

Organização Funcional

A organização funcional da instituição reflete a sua missão que ganha expressão através das suas áreas de atuação incorporando o princípio da integração, cooperação e interdisciplinaridade das diferentes unidades funcionais.

Diagrama representando a estrutura funcional considerada para o MBM, onde é possível identificar as diferentes unidades funcionais, designadamente, a Unidade de Ciência, Unidade de Museologia/História, a Unidade de Educação, a Unidade de serviços Comerciais/marketing e os serviços de apoio.

Também são ilustradas as interações/colaboração esperada entre todas as Unidades para se cumprir a missão e se caminhar para a visão da Instituição.

Diagrama representando a estrutura funcional considerada para o MBM

 

UNIDADES FUNCIONAIS:

Unidade de Ciência

A unidade de ciências dispõe de gabinetes e laboratórios, depósito para as coleções biológicas de referência, sala de necrópsias, câmaras frigorífica e câmara congeladora para animais arrojados. Nesta unidade trabalham biólogos em projetos de investigação científica. Saiba mais aqui.

 

Serviços educativos

Os serviços educativos do Museu dispõem de um espaço educativo apetrechado com materiais didáticos permitindo a exploração de diversas temáticas sobre o mar e a vida marinha, especialmente os cetáceos. Além de visitas de estudo são realizadas atividades diversificadas em que se abordam os cetáceos de forma integrada. Saiba mais aqui.

 

Unidade de Museologia/História

Responsável pelas salas de exposição permanente com duas áreas temáticas: "A História da Caça à Baleia na Madeira" e a "Os cetáceos e a vida marinha". A unidade é responsável pelo depósito de coleções Museológicas zelando pelos artefactos e recolhendo novos elementos patrimoniais. Saiba mais aqui.

 

Unidade Comercial/marketing

O edifício também contempla um conjunto de espaços com funções comerciais, importantes para a instituição ter capacidade de gerar receitas necessárias para suportar os custos do seu funcionamento. Saiba mais aqui.

 

Serviços de apoio e áreas comuns

O funcionamento da instituição é suportado por um conjunto de espaços e serviços de apoio à manutenção e higiene que, em conjunto contribuem para o bom funcionamento da mesma.

Fique também a conhecer as nossas exposições e conheça o museu na nossa visita virtual.

 

Como Chegar:

De autocarro: Autocarro da SAM, carreira nº 113

De automóvel: Seguir via rápida Funchal-Caniçal, saída "Caniçal Oeste", virar á direita para Caniçal centro, e novamente, á direita na 1ª saída, seguindo o sinal "Museu da Baleia".

Coordenadas GPS: 32.735911, -16.740579

 

Saiba Mais:

Website

Vista Virtual

 

Informação Útil

Morada: 

Rua Garcia Moniz, nº1
9200 - 031 Caniçal

Telefone: +351 291 961 858

Fax: +351 291 961 861

Email: geral@museudabaleia.org

Horário de Funcionamento: 
Terça-feira a Domingo: 10:30 - 18:00

Pausa/Interrupção: 
Segunda-feira e Feriados (01 de janeiro; Domingo de Páscoa; 24, 25 e 26 de dezembro)

Preçário para visita às Exposições permanentes do Museu da Baleia da Madeira:

Precário

Reservas:

Email: reservas@museudabaleia.org