Distância: 9 Km (+ 9 Km do regresso)

Duração: 3-5 horas

Início/Fim: Referta

Altitude min/máx: 275/300 m

Com início na zona da Referta, Porto da Cruz, este percurso conduz o caminhante por uma viagem repleta de espécies diversas de flora e fauna endémica, assim como lindíssimas paisagens que mostram um pouco da beleza e tradição desta Ilha.

Na primeira parte do percurso poderá admirar a imponência da rocha da Penha dÁguia assim como as pitorescas edificações que constituem as povoações próximas. Poderá ainda apreciar os pequenos terrenos e plantações agrícolas, cuidadosamente trabalhados, pelos populares da zona. 

A medida que o caminho vai avançando, vão ficando para trás os terrenos agrícolas dando lugar à magnífica e abundante vegetação característica desta zona, como o Azevinho (Ilex canariensis), o Barbusano (Appolonias barbujana), o Loureiro (Laurus azorica) entre muitas outras.No final deste percurso irá encontrar um belo lugar com pequenas lagoas que se formam da água pura e cristalina trazida pela ribeira. Aproveite para relaxar e desfrutar de todo o envolvente. Depois de repor as energias, é tempo de regressar, seguindo o caminho inverso.

Saber Mais:

Walkme